20 fatos curiosos sobre Legião Urbana

Legião Urbana, ícone para muitos jovens nos anos 80 e 90, que transmitia com suas músicas e letras tão bem elaboradas, suas ideias, sentimentos e revelava a realidade do nosso Brasil. É, sem dúvidas, inesquecível.

Por isso, separamos algumas curiosidades e fatos da banda para vocês.

1- Foi em Minas Gerais que a banda fez seu primeiro show. Eles cantaram em um festival do Milho, realizado no parque de Exposições de Pato de Minas, em 5 de setembro de 1982.

2- Aborto Elétrico, grupo punk, era o nome da primeira banda formada por Renato Russo, mas logo foi dissolvida e parte do grupo formou a banda Capital Inicial.

3- A música ‘Giz’ do disco ‘O Descobrimento do Brasil’ era a música preferida de Renato Russo.

4- Para a escolha de seu nome artístico ‘ Renato Russo’, Renato se inspirou em dois filósofos : Jean-Jacques Rousseau e Bertrand Russel e também no cineasta Ken Russel.

5- “Urbana Legio Omnia Vincit”, frase em latim que significa “Legião Urbana vence a todas as coisas”. Essa frase se encontra em quase todos os discos da banda. Na verdade é uma adaptação da frase “Romana Legio Omnia Vincit” do tempo do imperador Júlio César.

6- O Descobrimento do Brasil foi a primeira música composta por Renato Russo.

10_mini

7-  “Por Enquanto”, “Geração Coca-Cola” e “1º de Julho” foram músicas regravadas pela cantora Cássia Eller.

8- A Legião Urbana levou 34 prêmios nas dez edições da revista BIZZ, entre os anos de 1985 a 1995.

9- Epifiólise é uma doença que tira completamente o movimento das pernas, aos 15 anos Renato Russo teve a doença e passou dois anos em tratamento. Durante o período Renato leu bastante e dedicou-se aos estudos. Em 1977 ele passou no vestibular para jornalismo.

10- Renato Russo fez uma promessa de não fazer shows em Brasília, depois de um show cheio de confusões e bastante feridos. E ele cumpriu a promessa, não fez mais shows em Brasília.

11- A música Eduardo e Mônica foi feita baseada na história de uma casal de amigos do Renato.

12- Renato Russo ralou muito antes de ser cantor. Ele foi professor de inglês e trabalhou como repórter da rádio “Jornal da Feira”, do ministério da Agricultura.

13- Renato gravou três discos solo paralelo a carreira da Legião Urbana: The Stonewall Celebration Concert (1993), Equilíbrio Distante (1995) e O Último Solo (1997)

14- A música “Pais e Filhos” foi feita no banheiro. Houve um show em que Renato contou esse fato a seu público.

15- Ao descobrir que estava com AIDS, Renato do legião urbana tentou se matar no banheiro da sua casa.

16- Ele tentou se matar mais de uma vez. Segundo amigos, foram três vezes (1984, 1989 e 1992).  Mas ele só veio a falecer em 1996 por complicações pulmonares decorrentes da AIDS. Renato Pediu para ser cremado.

legião urbana

17- Giuliano Manfredini era o nome do filho de Renato Russo. O garoto tinha apenas 7 anos de idade quando o pai morreu.

18- Conforme parentes próximos a Renato, o nome da mãe de seu filho, Giuliano, era Rafaela Bueno e ela teria morrido em um acidente.

19- Até então ninguém sabia da homossexualidade de Renato Russo, até ele tomar um porre em uma festa, em que dentre seus amigos estavam Dado, Ico, Dinho, e Adré, e bêbado, agarrar-se com um cara gerando a maior confusão. E assim, todos ficaram sabendo das suas preferências sexuais.

20- O último show da banda foi em 1995 na casa Reggae Night, na Ilha Porchat, em Santos.

Bônus Legião Urbana:

Vídeo de uma entrevista em 1995